engrenagens

engrenagens
Chaplin no filme "Tempos Modernos"

terça-feira, 15 de maio de 2012

A importância da padronização do trabalho na atualidade

Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade. Para isto, fez-se necessária a padronização do trabalho como maneira de otimizar a produção nas indústrias. Esse sistema ainda se mantém na atualidade. Será que ainda é válido?

A padronização é uma técnica adotada a milhares de anos que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, sem prejudicar a sua flexibilidade. Padronizar não significa perder criatividade e flexibilidade para atender as demandas, nem sujeitar os trabalhadores a rotinas monótonas e normas rígidas.



Hoje, com a complexidade dos processos produtivos e gerenciais, mais do que nunca é necessário registrar de forma física e eletrônica a maneira de se trabalhar e introduzir formalmente o treinamento no trabalho.

Quem é o responsável pela padronização nas empresas? O “dono” do negócio é o grande responsável pela padronização das atividades das empresas, mas é necessário que todas as pessoas da organização pratiquem qualidade. E qualidade só se pratica quando temos processos padronizados e documentados para ter indicadores da eficácia dos sistemas.

A padronização deve ser vista dentro das organizações como algo que trará benefício para todos: diretores, executantes, fornecedores e clientes. Estes benefícios podem ser:

Qualitativos, que permitem:
utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e pessoas)
uniformizar a produção
facilitar o treinamento das pessoas, melhorando seu nível técnico
registrar o conhecimento tecnológico
salvaguardar o know-how da organização e
facilitar a contratação ou venda de tecnologia

Quantitativos, que permitem:
reduzir o consumo de materiais
reduzir o desperdício
padronizar componentes
padronizar equipamentos
reduzir a variedade de produtos
aumentar a produtividade
melhorar a qualidade e
controlar processos.

4 comentários:

  1. ALUNA INICIANTE DE TA, ESTOU ME DESENVOLVENDO NO CONHECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, E, OS TEXTOS TÊM SIDO DE GRANDE UTILIDADE. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  2. Continuem pois estou gostando muito, mas não tou vendo os videos das aulas

    ResponderExcluir